Itabira/ MG -Um exemplo de transformação social vem da cidade de Itabira, em Minas Gerais, por meio do trabalho desenvolvido pelo jornalista Alexandre Lenon, recém-formado na profissão, mas veterano em ações sociais. Ele é um dos responsáveis pelo Projeto Jovens Abençoados, iniciativa que teve início em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, e hoje ganha destaque em Minas Gerais.

Neste Carnaval, o projeto marca presença com o Bloco Percussão da Inclusão, uma iniciativa sociocultural que utiliza a música e a percussão como ferramentas de inclusão social, desenvolvimento humano e fortalecimento comunitário. O bloco promove a convivência respeitosa, a valorização das diferenças e o acesso democrático à cultura, especialmente para crianças neurodivergentes, reunindo participantes de diversas idades e realidades.
O Bloco Percussão da Inclusão é idealizado e realizado pelo Instituto Cultural Jovens Abençoados em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Major Lage de Baixo, com apoio institucional da APAE Itabira, da Escola de Samba Triunfo Barroco (BH), da Rede Gerando Falcões (MG e ES) e da Bateria Calangodum da UNIFEI, fortalecendo uma rede comprometida com a transformação social na região.
Mais do que um desfile carnavalesco, a iniciativa reafirma o compromisso com a construção de uma cidade mais justa, humana, acessível e inclusiva, resgatando a tradição dos desfiles de Carnaval por meio da cultura, da cidadania e da participação ativa das famílias atípicas itabiranas.
Programação do Carnaval da Inclusão
Quinta-feira – 05 de fevereiro
-
7h – Chegada na APAE e organização do café para os alunos
-
8h30 – Saída da APAE em direção ao Centro
-
9h – Concentração ao lado da Rodoviária, no Parque da Água Santa
-
9h30 – Caminhada pela Avenida João Pinheiro, sentido Praça
-
10h – Encontro dos blocos na Praça Acrísio, com grande fortalecimento cultural e abertura oficial do Carnaval de Itabira
-
11h – Grande abraço coletivo em torno da praça, reunindo famílias atípicas itabiranas
-
11h30 – Distribuição de lanches aos alunos participantes
-
12h – Encerramento
A organização convida toda a população a participar da caminhada e reforça a mensagem que inspira o projeto: “O melhor é viver sem diferenças.”


