Vila Velha/ES – A Polícia Federal no Espírito Santo, através do grupo de combate a crimes cibernéticos vinculado à Delegacia de Crimes Fazendários (DELEFAZ) deflagrou na manhã desta quinta-feira, 24/01/18, a Operação “MIL FACES”, com objetivo de combater a extorsão de menores e a difusão de arquivos contendo exploração sexual de crianças, através da internet.
A operação contou com a participação de 10 Policiais Federais, sendo realizado o cumprimento de 01 Mandado de prisão preventiva e 02 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados nos Municípios de Vila Velha e da Serra/ES que resultaram na prisão em flagrante de 01 investigado.
ENTENDA O CASO
A operação prendeu um suspeito de utilizar perfis falsos em uma rede social para
ludibriar e extorquir menores a produzir e enviar material de pornografia infanto-juvenil.
Após obter o material, o suspeito compartilhava as imagens e vídeos com outros criminosos que agiam de modo semelhante. Foram cumpridos 2 (dois) mandados de busca e apreensão e 1 (um) de prisão preventiva.
Algumas das vítimas foram induzidas a praticar atos sexuais com parentes, também menores, o que pode configurar o crime de estupro, na modalidade conhecida como “virtual” (Art. 213 do Código Penal).
Foram utilizados perfis falsos em nomes de personagens populares entre o público infanto-juvenil para convencer as vítimas – espalhadas por vários Estados – a produzir fotos e vídeos íntimos. Em muitos casos, após conseguir alguns registros, o suspeito passava a ameaçar e chantagear a vítima, exigindo o envio de mais material.O irmão do suspeito principal também compartilhava material ilícito e também foi objeto de busca e apreensão.