A Polícia Federal no Espírito Santo realizou, na manhã desta terça-feira (6), o cumprimento de mandado de reintegração de posse em trecho da Ferrovia Vitória-Minas, no km 39, localizado no município de Aracruz, no norte do Estado.
A medida foi determinada com base em decisões judiciais proferidas pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) e pela 1ª Vara Federal de Linhares, ambas datadas de 19 de dezembro de 2025. Segundo a Polícia Federal, a ferrovia estava obstruída desde o dia 22 de outubro de 2025 por integrantes de comunidades indígenas.

A operação contou com a atuação integrada de diversos órgãos federais, estaduais e municipais. Participaram da ação o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU), a Advocacia-Geral da União (AGU), além da Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo e forças de segurança como a Polícia Militar, Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros.
Também prestaram apoio instituições e secretarias das áreas social, de direitos humanos e de saúde, entre elas a Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo, a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, secretarias municipais, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Conselho Tutelar de Aracruz.
Empresas ligadas à operação e à logística ferroviária, como Vale, VLI e Samarco, além de entidades como a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), também acompanharam a ação, que teve suporte aéreo do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).
De acordo com a Polícia Federal, a reintegração foi conduzida em cumprimento às determinações judiciais, com foco na preservação da ordem pública e na garantia da segurança de todos os envolvidos.


