A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje uma operação que cumpre oito Mandados de Busca e Apreensão e determina o bloqueio de valores que podem chegar a até R$ 2,9 milhões.
As ordens foram expedidas pela 3ª Vara Criminal de São Mateus/ES e fazem parte de uma investigação sobre desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro envolvendo servidores públicos e empresários.
A apuração aponta a possível ocorrência de um esquema de direcionamento de licitações, favorecendo determinadas empresas em contratos realizados pela Secretaria de Obras do Município de São Mateus. A suspeita é de que as empresas favorecidas tenham pago propina a servidores municipais por meio da negociação de imóveis.
Durante o cumprimento das medidas cautelares, foram bloqueados cerca de R$ 220 mil e apreendidos quatro veículos. Além disso, documentos e mídias foram recolhidos e serão encaminhados à perícia para análise detalhada. Essas ações visam recuperar ativos e garantir o ressarcimento ao erário público.
Em um desdobramento da operação, um dos alvos foi preso em flagrante pelos crimes de porte de arma de fogo de uso permitido e receptação, ambos cometidos de forma simultânea.
Os investigados poderão responder pelos crimes previstos no artigo 312 do Código Penal (peculato) e no artigo 1º da Lei 9.613/98 (lavagem de dinheiro), com penas que podem variar de 2 a 12 anos de reclusão pelo peculato, e de 2 a 10 anos de reclusão pela lavagem de dinheiro. Além disso, também poderão ser punidos conforme os artigos 14 da Lei 10.826/2003 (porte de arma de fogo) e 180 do Código Penal (receptação).