A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES), em ação conjunta com a Guarda Municipal da Serra, deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) a Operação “Pela Ordem”, voltada ao enfrentamento de um grupo criminoso atuante em um conjunto habitacional no município da Serra, na Grande Vitória.

De acordo com as investigações, os suspeitos estariam envolvidos com o tráfico de drogas e mantinham controle territorial sobre o residencial, utilizando práticas de intimidação e coerção contra os moradores. A área vinha sendo tratada pela organização criminosa como um reduto sob seu domínio, comprometendo a segurança e a tranquilidade da população local.
Durante a operação, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em imóveis ligados aos investigados, incluindo residências e um estabelecimento comercial utilizado como ponto de venda de entorpecentes. Também foram cumpridos dois mandados de prisão temporária, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Serra. Outros dois alvos seguem foragidos.
Na ação, os agentes apreenderam um revólver calibre .38, munições, maconha, haxixe e materiais utilizados na preparação e fracionamento de drogas.
A Operação “Pela Ordem” é coordenada pela FICCO/ES, que integra diversas forças de segurança, entre elas a Polícia Federal (PF), Polícia Militar (PMES), Polícia Civil (PCES), Polícia Penal (PPES), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e as Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.
As investigações continuam com o objetivo de identificar outros envolvidos e desarticular completamente a atuação da facção criminosa na região.


