Hora Livre

Operação ‘Desconectado’ apreende adolescente suspeito de crimes graves na internet

Serra/ES – A Polícia Civil do Espírito Santo apreendeu, na manhã desta quarta-feira (04), um adolescente de 16 anos suspeito de integrar uma organização criminosa digital que atuava na prática de crimes graves no ambiente virtual. A ação faz parte da Operação “Desconectado”, coordenada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Dracco).

Foto: Secom

O jovem foi localizado no bairro Jardim Limoeiro, na Serra, durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão. As investigações apontam que o grupo utilizava plataformas digitais, como Discord e Telegram, para incentivar e transmitir atos de extrema violência, incluindo maus-tratos e tortura contra animais, além de estimular a automutilação, principalmente entre crianças e adolescentes.

Segundo a Polícia Civil, a organização também é investigada por produção e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, apologia ao nazismo e uso de ameaças para coagir vítimas. Durante as buscas, foram apreendidos computadores, celulares e dispositivos de armazenamento, que passarão por perícia para identificar outros envolvidos.

De acordo com a PCES, a operação foi realizada com urgência após a descoberta de indícios de que o grupo planejava retomar desafios virtuais que induzem à automutilação e ao suicídio. O procedimento corre sob segredo de justiça, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Compartilhar nas redes sociais

Leia mais

operaçao PF
Foto arquivo
001
lenon
POLICIA mc
Capa texto Volta às aulas
Acusado de feminicidio
prf
pc e pm
Foto Polícia Civil
Divulgação
Screenshot_2026-02-01-13-41-05-177_com
prefeitura
tubarão martelo