O município de São Mateus assinou o termo de adesão ao Cidade Empreendedora. Depois de passar pela etapa do diagnóstico e do plano de ação, o município firma oficialmente o compromisso com o programa e inicia a fase de execução das ações personalizadas para o desenvolvimento do município.
O programa é realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), e tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios das cidades, para fomentar o empreendedorismo.
A oficialização aconteceu durante solenidade na Prefeitura de São Mateus, com a presença da vice-governadora, Jaqueline Moraes, do prefeito da cidade, Daniel Santana e sua equipe gestora, do superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, do gerente do Sebrae/ES, Eduardo Simões, da gerente regional do Sebrae/ES, Clébia Pettene, do diretor técnico da Aderes, Hugo Tofoli, entre outras autoridades políticas e empresariais.
“Esta solenidade marca o início do trabalho efetivo de tudo que está previsto com o programa Cidade Empreendedora. Queremos implementar, por meio deste programa, uma cultura empreendedora no município. Para isso, o plano de desenvolvimento precisa ter influência e participação de toda a sociedade. Gestores municipais, empresários e população precisam estar alinhados em prol do objetivo de ser uma cidade empreendedora”, destaca o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
O município de São Mateus já possui instrumentos que promovem o empreendedorismo, como a Sala do Empreendedor e a Educação Empreendedora. Com o início da fase de execução, outras ações do plano personalizado para o desenvolvimento dos municípios serão implementadas, promovendo um ambiente de negócios ainda mais favorável para o empreendedorismo.