Mais de 2 milhões foram investidos pelo Governo no Hospital Estadual de Vila Velha para adequar a Unidade no atendimento de emergência para os capixabas. Serão 19 novos leitos chegando a 120 no total entre leitos de UTI e enfermaria.
O governador Renato Casagrande afirmou :“Os leitos dão dignidade às pessoas. Estamos recebendo pacientes do Amazonas e Rondônia, pois esses estados não tiveram condições de atender a todos. Até Portugal, um país desenvolvido, colapsou e aqui no Espírito Santo não faltou leito para nenhum capixaba. Esse ano, o Carnaval precisa ser diferente. É preciso festejar com os familiares, sem aglomeração”.
Preocupação com o aumento de doenças respiratórias
O secretário de saúde Nézio Fernandes disse que o Estado pode chegar a 100 novos leitos ainda neste mês de fevereiro, pois há preocupação com os próximos meses.
“O Estado se prepara para que nos meses de março e abril possa ocorrer a sazonalidade no aumento de doenças respiratórias. Entendemos que é prudente voltar a fortalecer a rede hospitalar para poder suportar pressões que tenham dimensões maiores daquelas que foram enfrentadas em 2020”, afirmou o secretário.
Ainda para os próximos dias, a Secretaria da Saúde (Sesa) trabalha para a ampliação de mais 24 leitos de UTI em hospitais da rede estadual. Serão disponibilizados 18 leitos de UTI no Hospital Estadual Dr. Dório Silva, na Serra, e mais seis leitos de UTI no Hospital Estadual João dos Santos Neves (HJSN), em Baixo Guandu