Hora Livre

Intercâmbio Capixaba de Judô marca realização do primeiro campeonato de kata inclusivo

O 5° Intercambio Capixaba de Kata, realizado entre os dias 18 e 21, reuniu 140 pessoas no ginásio de lutas da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport). O evento marcou também a realização do primeiro campeonato nacional de kata inclusivo no Brasil, destinado a pessoas com deficiências física e intelectual.

O intercâmbio, realizado com a chancela da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), contou com participantes de diferentes estados do País e recebeu personalidades de destaque na modalidade, como Rioiti Uchida, um dos maiores nomes do kata no Brasil, com 28 títulos internacionais; o bicampeão mundial de kata Wagner Tsdashi Uchida; e a pentacampeã pan-americana Nádia Hori.

O presidente da Federação Espírito-Santense de Judô, Irisomar Fernandes, explicou a importância da realização do evento no Estado, que se tornou referência de kata no País.

“Esse evento é de extrema importância, porque ele trabalha os fundamentos do judô. Ele fomenta a busca pelo aperfeiçoamento, pela disciplina, o polimento do aspecto moral, o respeito, e foi aberto a crianças e adultos. Hoje, o Espírito Santo está entre as maiores referências do kata no Brasil, e não se fala mais em kata de judô no Brasil sem passar pelo Espírito Santo. Nós nos tornamos um polo grande e forte da modalidade dentro do País”, disse Irisomar Fernandes.

O presidente da Associação Brasileira de Judô Inclusivo (ABJI) também esteve presente e coordenou as atividades voltadas para a inclusão, junto à professora Ana Paula Marçal, coordenadora estadual de judô inclusivo.

Durante o intercâmbio, houve uma homenagem ao presidente da Federação Goiana de Judô, Josmar Amaral Gonçalves, que participou com uma delegação de 14 representantes do estado de Goiás.

Compartilhar nas redes sociais

Leia mais

001
Policia Civil do es
001
001
002
005
b01
002
002
civil Montanha
002
002
111
002