Na manhã desta quinta-feira (22), por volta das 6h30, equipes da Força Tática da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), vinculadas ao 2º Comando de Policiamento Ostensivo Regional (2º CPOR) e à 18ª Companhia Independente, se envolveram em um confronto armado durante uma ação policial no município de Jaguaré, no Norte do Estado.
Após o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no bairro Barra Seca, as guarnições retornavam para Jaguaré quando identificaram um veículo Toyota Corolla, de cor bege, já conhecido no meio policial por ser utilizado por um indivíduo apontado como liderança do tráfico de drogas e envolvido em homicídios na região de Fátima e no município de Vila Valério.
Diante da suspeita, foi iniciado acompanhamento tático com sinais sonoros e luminosos. O condutor, no entanto, desobedeceu às ordens de parada e seguiu em fuga até a entrada do bairro Água Limpa. No local, aproveitando-se do fluxo intenso de veículos, os militares tentaram realizar a abordagem. Durante a ação, o motorista efetuou manobra brusca em marcha à ré, jogando o veículo contra os policiais, colidindo com a viatura e tentando atropelar integrantes de outras equipes que davam apoio à ocorrência.
Durante a tentativa de fuga, houve disparo de arma de fogo a partir do interior do veículo, sendo constatada perfuração no para-brisa. Diante da iminente ameaça à vida dos policiais, os militares reagiram para repelir a injusta agressão.
Após nova tentativa de fuga, o condutor perdeu o controle do automóvel cerca de 600 metros depois, saindo da pista e entrando em uma propriedade rural. No local, três ocupantes do sexo feminino já estavam fora do veículo e o motorista foi encontrado ferido, com uma pistola no interior do carro. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas o óbito foi constatado no local.
O indivíduo foi identificado como I.S.S., conhecido pelo vulgo “Bisa”, foragido do sistema prisional desde outubro de 2023, com mandado de comunicação de fuga expedido pela Penitenciária Regional de Linhares.
Durante a perícia, foi apreendida uma pistola Taurus modelo G2C, calibre .40, com numeração raspada, dois carregadores e 13 munições do mesmo calibre, além de porções de maconha, cigarros da droga e aparelhos celulares. Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Jaguaré para os procedimentos legais.
Um oficial da PM sofreu lesão no tornozelo durante a ação e foi atendido. As três mulheres que estavam no veículo não se feriram.
A ocorrência contou com a atuação integrada da Força Tática, Rádio Patrulha, equipe de inteligência e demais viaturas da 18ª Companhia Independente. A Polícia Militar reforça que a ação teve como objetivo a preservação da ordem pública e a proteção da vida dos policiais e da população.


