Foto: Divulgação do respirador fabricado no Estado
Gostaria muito que alguém me respondesse essa pergunta. O Governo do Estado investiu 24 milhões na compra de 350 respiradores, parte deles cerca de 60 chegou no último domingo (24).
Os equipamentos deverão ser entregues de forma parcelada para o Hospital Jayme Santos Neves que é referência no tratamento do novo Coronavírus.
A compra foi feita da Empresa Siare Engineering International Group, que tem sede em Bologna, na Itália, até ai tudo bem boa iniciativa porque vai ser possível aumentar consideravelmente o número de leitos pra atender pacientes.
Mas o que nos fez refletir sobre o assunto é o fato da Indústria Capixaba produzir um respirador infinitamente mais em conta e com a mesma funcionalidade dos respiradores importados.
Em uma reportagem publicada no dia 25 de abril, deste ano, pelo site Folha Vitória, consta que a empresa capixaba existe há 31 anos e “consegue produzir 200 equipamentos por mês, mas com parceria de uma indústria de São Paulo vai elevar a capacidade de produção, que hoje é de 200 respiradores, para 2 mil aparelhos por mês”.
É questionável um investimento tão alto já que existem alternativas nacionais com um custo menor.