A Secretaria de Segurança Pública do Estado está pegando pesado em cima dos furtos e roubos de celular. Quem compra o produto com a restrição vai ser intimado a devolver o aparelho.
O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, nesta quarta-feira (07), a entrega dos primeiros aparelhos celulares recuperados na fase inicial do Projeto Recupera.
A iniciativa do Governo do Estado é uma operação permanente focada na recuperação de celulares roubados e furtados, visando devolvê-los aos seus legítimos proprietários e, além disso, impactar diretamente nos registros de roubos e furtos no Espírito Santo. Na primeira fase, realizada em julho, cerca de 200 aparelhos foram recuperados.
Ao todo, foram enviadas 502 intimações para portadores dos aparelhos com restrição de furto/roubo por meio do WhatsApp, com a informação sobre data e local para a entrega do aparelho. Neste primeiro momento, foram intimados moradores da Grande Vitória, e as devoluções foram realizadas nas Delegacias Regionais de Vitória e Vila Velha. A primeira fase foi considerada bem sucedida, com retorno de aproximadamente 40% das intimações expedidas.
Entre os dias 26 e 27 de julho, 172 aparelhos foram devolvidos nas Delegacias e outras 49 pessoas intimadas fizeram contato, marcando a devolução para os próximos dias. Além disso, equipes da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) empreenderam diligências para localizar aqueles que não responderam às intimações. Ao todo, a primeira fase resultou na instauração de 262 procedimentos pela Polícia Civil.