Uma boa iniciativa do Cepan vai ajudar os proprietários rurais que quiserem recuperar áreas degradadas. eles usam técnicas que podem melhorar a qualidade do solo com sementes de espécies nativas.
O norte do Espírito Santo em 2015 sofreu com a seca causou prejuízos na agricultura e pecuária. no Município de São Mateus não foi diferente, a agua do principal rio que abastece a cidade ficou salinizada.
O Cepan orienta que qualquer pessoa pode destinar uma área da sua propriedade para atuação do órgão sem custo e com acompanhamento técnico.
Proprietários rurais que precisam se adequar ao cadastro ambiental rural, previsto no código florestal vão receber orientação de graça.
Explicação da Analista
A analista de projetos do Cepan Sofia Zagallo explica que tanto os produtores que precisam se adequar à legislação, quanto aqueles que querem recuperar os recursos naturais da sua área devem ficar atentos a essa oportunidade. “É uma oportunidade valiosa para quem precisa restaurar Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, visando cumprir as exigências do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e para quem não quer perder a produtividade da área, mas não tem recurso financeiro e nem conhecimento técnico. O Cepan realiza a restauração e o acompanhamento do processo para garantir eficiência”, esclarece.
Neste processo, a instituição geralmente conta com a parceria dos proprietários para oferecerem contrapartidas, como ferramentas, maquinários e mão de obra que possam ser disponibilizados. Além disso, espera-se que essas áreas estejam ou possam ser cercadas, de forma a garantir o bom desenvolvimento das espécies.
Além da questão legal, o reflorestamento pode ajudar a preservar um dos recursos mais valiosos para o produtor rural: a água. de acordo com o Cepan escassez de recursos hídricos está diretamente ligada à remoção da cobertura vegetal.
Os produtores interessados podem ligar (81) 98227-8841.