A Polícia Federal, na manhã de hoje (07/10/25), deflagrou a operação VERITAS, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão, no objetivo de combater a falsificação de documentos públicos, especificamente, de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A ação teve início após investigações, com o auxílio dos Correios, identificarem o envio de CNHs falsas de Itapemirim/ES com destino a diversos municípios do sul de Espírito Santo.
Policiais federais se deslocaram até a residência do remetente dos documentos, bem como de um dos destinatários, realizando busca no local.
Foram apreendidas diversas CNHs falsas, inclusive, já envelopadas e endereçadas para serem enviadas via Correios, além do aparelho celular do investigado, os quais serão encaminhados para a perícia técnica federal e analisados, visando o aprofundamento das investigações para apuração de eventuais outros partícipes do crime.
Os investigados poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 297 e 304, ambos do Código Penal, sem prejuízo de outros delitos que possam ser apurados no curso das investigações.
O nome da operação, “Veritas”, siginifica “verdade” em latim, em alusão à necessidade de manter a veracidade dos documentos públicos.


