Trabalhar a expressão artística e o autoconhecimento para auxiliar o processo terapêutico do paciente de dor crônica. Esses são alguns dos objetivos dos grupos de arteterapia, em funcionamento do Centro Regional de Especialidades (CRE) de São Mateus, desde o início de maio.
O funcionamento desses grupos acontece por meio da parceria da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de São Mateus com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
A arteterapia faz parte do grupo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS).
Essas práticas promovem o cuidado integral dos ser humano e levam em consideração aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais da pessoa em tratamento, ao fortalecer o autocuidado.
Os grupos arteterapêuticos do CRE Norte foram criados para auxiliar os pacientes atendidos pelo Ambulatório Multiprofissional Especializado em Dores Crônicas (AmparADOR) que, após o atendimento psicológico oferecido durante o atendimento interprofissional, são indicados a frequentar a arteterapia.
Os grupos são mediados pelo professor Jefferson Pessoa, do Departamento de Ciências da Saúde, do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e arteterapeuta.