Hora Livre

Alerta verão: atividade física no calor requer mais atenção!

As altas temperaturas do verão podem favorecer a vasodilatação no corpo, nossos vasos sanguíneos ficam mais dilatados para perder calor, o que pode provocar mudanças da pressão sanguínea. Esse processo pode resultar em redução da pressão arterial, além da desidratação, gerando desmaio, tontura e até arritmia cardíaca.

Por outro lado, a medida que a desidratação acontece, pode haver um aumento da espessura do sangue e o organismo responde contraindo os vasos sanguíneos, para manter a pressão arterial e há aumento da frequência cardíaca, o que pode elevar o risco de infarto e acidente vascular cerebral. Especialmente nas pessoas que já apresentam algum fator de risco como hipertensão arterial, diabetes, colesterol alto.

Como evitar a desidratação?

Para evitar a desidratação, é preciso ingerir bastante líquido. A atenção deve ser redobrada em pessoas idosas e que fazem uso de diuréticos. Pessoas hipertensas, que precisam controlar a pressão arterial com frequência e fazem uso de múltiplas medicações, devem ficar atentas, pois o calor tem como consequência natural inicialmente no nosso organismo de baixar a pressão.

Sinais como tontura e vista turva não devem ser ignorados, aumentando o risco de queda. Uma reavaliação médica durante o período de férias pode indicar a necessidade ou não de alterar a dosagem dos medicamentos. O verão chegou e para aproveitar com segurança sem ter que ficar parado, hidrate-se bem, avalie com seu médico se há necessidade de mudar alguma medicação, fique atento aos sinais, faça refeições leves para facilitar a digestão e exercite-se em horários com temperaturas mais amenas.

Fonte: Folha Vitória

Compartilhar nas redes sociais

Leia mais

drcai
impugnados
bombeiros
criminosos
FACA
Mario
Adriana Barbosa
Foto: PRF
FABRICIO LUCINDO
FUNDÃO 002
Foto Agência Brasil Rosinei Coutinho
Foto Polícia Civil
Incêndio 002
Deam São Mateus