Hora Livre

Alerta de chuvas intensas em grande parte do Estado: Previsão de acumulados acima de 70mm e possibilidade de danos

A previsão meteorológica para os próximos dias aponta uma alta probabilidade de chuvas intensas em grande parte do estado, com acumulados que podem ultrapassar os 70mm em diversas regiões. Segundo os dados mais recentes, existe uma probabilidade de 80% para chuvas com acumulados superiores a 70mm em várias áreas, incluindo a região Serrana, Central, Grande Vitória, parte do Norte e Noroeste. Para essas regiões, a previsão também aponta a possibilidade de chuvas muito fortes, com acumulados entre 100mm e 150mm, com uma chance de até 30% para a ocorrência desses volumes.

No extremo Noroeste do estado, há uma probabilidade de 70% para acumulados de chuva entre 50mm e 70mm, e até 30% de chance para volumes superiores a 70mm. A situação é grave, com o alerta de alto impacto ativo para o estado, que inclui previsões de chuvas intensas, raios, granizo pontual e ventos fortes. O aviso destaca os riscos de alagamentos, queda de árvores e danos à infraestrutura.Previsão para Terça-feira (06/01/2026)

Para a terça-feira (06/01/2026), as chuvas devem atingir principalmente o setor Centro-Norte do estado, onde a probabilidade de acumulados entre 10mm e 30mm é de 80%. Há também a possibilidade de até 30% de ocorrência de chuvas com volumes entre 30mm e 50mm. Nas demais regiões, a previsão é de chuvas mais leves, com acumulados entre 2mm e 10mm e chance inferior a 30% de chuvas mais fortes, com acumulados entre 10mm e 30mm.

Impactos nas Cidades: Colatina, Barra de São Francisco, Linhares e Marataízes

Os impactos das chuvas já são visíveis em várias cidades do estado. No município de Colatina, localizado no Noroeste, as chuvas causaram alagamentos nas ruas, quedas de árvores e destelhamento de algumas casas. A Defesa Civil local informou que pelo menos 8 pessoas estão desalojadas devido aos estragos.

Em Barra de São Francisco, outras 5 pessoas ficaram desalojadas, enquanto no município de Marataízes, no Sul do estado, duas pessoas também foram afetadas.

No Norte, a cidade de Linhares foi uma das mais atingidas, com chuvas que chegaram a 100mm na tarde de domingo e madrugada de segunda-feira. A Defesa Civil do município não registrou desalojados ou desabrigados, mas o impacto foi significativo. Já em São Mateus, após vários dias de calor intenso, as chuvas chegaram na noite de domingo, mas, até o momento, não há informações sobre prejuízos causados.

As autoridades recomendam atenção redobrada às condições climáticas e orientam a população a evitar áreas de risco e a acompanhar as atualizações das previsões.

Compartilhar nas redes sociais

Leia mais

002
Melquesedeque Modesto da Silva
001
001
001
01
pimenta
Screenshot_2026-01-04-09-56-08-181_com
Screenshot_2025-11-14-18-28-54-515_com
Arquivo
IMAGENS DA TRAGÉDIA
OPERAÇÃO RODOVIDA
mb
Radar