Desde o mês de outubro, os empreendedores capixabas têm a possibilidade de buscar por soluções dos conflitos empresariais ainda na fase pré-processual, ou seja, antes de chegar à justiça. Isso só é possível graças a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Vitória com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), que visa prevenir a insolvência de empresas em razão da pandemia de Covid-19.
Os empreendedores que assumiram dívidas após o dia 05 de março deste ano podem buscar por conciliação, negociação e mediação. Será disponibilizado um mediador imparcial para auxiliar nesse processo. Para solicitar o serviço, que é gratuito, basta preencher o formulário disponível no link https://bit.ly/Mediacao-conflitos e seguir as orientações.
Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, essa parceria ajuda os empresários a resolverem seus conflitos de interesses. “A pandemia afetou todos os negócios, principalmente os menores. Uma pesquisa do Sebrae mostrou que 90% dos pequenos negócios capixabas diminuíram o faturamento no mês de maio. Com isso, muitos empresários podem estar com dificuldade para sanar ou renegociar seus compromissos com fornecedores e instituições bancárias. E através da mediação, com diálogo, é possível chegar a acordos e soluções que beneficiem todas as partes envolvidas”, afirma.
Com essa parceria, Sebrae/ES,FCDL, CDL Vitória e TJES estão preparados para receber e orientar os clientes, estimulando as mediações, evitando, assim, processos judiciais e minimizando os impactos negativos causados pela pandemia nas atividades empresariais.
Assessoria de Imprensa do Sebrae/ES