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Cinco dicas do Sebrae/ES para ampliar as vendas durante o Natal

 

As expectativas para o Natal deste ano são boas para o comércio. Com previsão de mais de R$ 66 bilhões a serem injetados na economia do país, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), é fundamental saber se organizar e sair à frente do mercado. Por isso que o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) separou cinco dicas que vão ajudar os empreendedores a vender mais no fim de ano.

“O Natal é o período mais aguardado do ano por muitos consumidores e comerciantes, sendo a principal data comemorativa em nosso país. E a tradição de presentear os familiares e amigos promove uma oportunidade a mais para quem trabalha no comércio e com serviços, tanto com loja física quanto em vendas online”, avalia a gerente do Sebrae/ES, Adriana Rocha.

Combos e Kits

E uma forma de conseguir chamar a atenção dos clientes, de forma simples e objetiva, e ainda oferecer uma experiência diferente, é dar a chance de o consumidor montar o próprio presente. Sabendo do aumento de pessoas procurando por presentes especiais no fim de ano, o empresário Fernando Rigo Buffon já começou a planejar as vendas para o Natal.

A Barcaça Chocolates, empresa de Linhares, vai oferecer ao consumidor a oportunidade de montar um kit especial de Natal. Com caixas exclusivas, o cliente terá a liberdade de escolher quais sabores de chocolates vai querer presentear. “Será uma caixa especial para as festividades, recheada de chocolates sortidos da empresa, e com todas as opções: ao leite, sem leite, com avelã, castanha de caju, nozes e leite de coco”, explica Buffon.

Ele e a esposa Rayssa, ao lado do pequeno Pedro, filho do casal, estão ansiosos para começar a montar os kits de Natal. “A nossa família mexe com cacau há muitos anos, desde o meu avô, pai do meu pai. Nós somos uma empresa familiar, apaixonados pela agricultura do cacau”, conta o empresário.

Vendas Online

E não dá para esquecer das redes sociais. O Natal é uma ótima oportunidade de multiplicar o alcance da empresa e atingir novos clientes, e com a ajuda das redes sociais essa experiência tende a ser ainda maior. Por isso é fundamental atualizar as páginas da empresa com o tema do Natal, oferecer os produtos específicos para a data nas redes e caprichar nas fotos e nas descrições dos produtos para os clientes.

 

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