Foto :Arquivo TV da Terra/ TV Alerta
EBC Brasil
Com temperaturas mais baixas que o de costume para a época em diversas partes do país, o verão começa na madrugada de domingo e vai até 20 de março.
Desta vez, a estação não sofrerá os efeitos de fenômenos climáticos que possam interferir na quantidade de chuvas, como explica o meteorologista do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, Almerino Marinho.
Mesmo com a previsão de chuvas dentro da média, algumas regiões do Brasil poderão ter uma precipitação maior do que o esperado. Na região Norte, a previsão é de chuvas dentro da faixa normal ou abaixo, especialmente no Pará e Amazonas. Já no Tocantins, A tendência é de chuvas acima da média.
No Nordeste, predomínio de chuva acima da média deve se confirmar na Bahia, em Alagoas e em Pernambuco, assim como no sul dos estados do Maranhão e do Piauí. Nas demais áreas, há possibilidade de que as chuvas fiquem abaixo da média, com temperaturas predominantemente elevadas.
No Centro-Oeste, a nova estação, pode chover em grande parte da região. Já o centro-sul de Mato Grosso, sul de Goiás e parte do Mato Grosso do Sul, estão com a probabilidade de índices pluviométricos inferiores à média neste verão. Em relação às temperaturas, as previsões indicam que devem ultrapassar a média da estação.
Na Região Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de chuva variando dentro da faixa normal em grande parte de Minas Gerais e no Espírito Santo. Nas demais áreas, as probabilidades indicam o risco de chuvas abaixo do normal.
O mesmo deve acontecer no Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina. As temperaturas devem ser predominantemente elevadas, porém dentro da média local da estação.