O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participa, a partir da próxima terça-feira (06), da 12ª Feira da Metalmecânica, Energia e Automação (MecShow 2019), que será realizada até a quinta-feira (8), no Pavilhão de Carapina, na Serra. Representantes do banco integram a equipe da “Ilha da Inovação”.
O Bandes estará presente nos três dias do evento junto à cadeia produtiva do setor metalomecânico e disponibiliza atendimento a empresários que pretendem adquirir insumos e maquinário ou ampliar e modernizar suas instalações. Os empreendedores poderão ter acesso às linhas de financiamento destinadas ao setor, aos programas de fomento e incentivos destinados à indústria metalomecânica.
Ilha da Inovação
A “Ilha da Inovação” é um espaço voltado para a discussão e o fomento à inovação. No MecShow 2019, o ambiente traz exemplos das novas formas e modelos de trabalho que estão transformando a indústria no mundo, exposição de protótipos e simuladores interativos, além de startups do setor que contam com projetos ligados à pesquisa e desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras para o segmento metalmecânico.
Os representantes do Bandes estarão presentes das 15h às 21h no setor de tema “Exposição de Tecnologias”. Participam da programação, o diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque; o diretor de Operações e Negócios, Everaldo Colodetti; o diretor de Negócios, Luiz Fernando Castro de Mello Leitão; o gerente comercial de relacionamento, Miguel Arreguy Porcaro; e o gerente de negócio, Mario Augusto Jantorno.
Encontro de crédito
Para facilitar o acesso às linhas de crédito do banco, o Bandes também participa do “Encontro de crédito”, momento da programação destinado à apresentação de produtos destinados ao setor metalomecânico. Instituições financeiras do Espírito Santo disponibilizam o atendimento na terça-feira (06), das 19h30 às 21h.
Crédito para Indústria
O Bandes disponibiliza aos empreendedores capixabas uma variedade de soluções de fomento que possibilita o desenvolvimento das empresas como, por exemplo, a linha Indústria 4.0 e o Fundo de Investimento em Participações (FIP).
Indústria 4.0
O Programa Indústria 4.0 pretende tornar o conceito em uma realidade para as empresas capixabas, facilitando as “fábricas inteligentes”. O Bandes oferece soluções para as empresas investirem em tecnologias emergentes de TI e automação industrial, com intensa digitalização de informações e comunicação direta entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas.
Empresas sediadas no Estado e com atestado de enquadramento emitido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) podem utilizar os recursos do programa para: investimento em infraestrutura; aquisição de máquinas, equipamentos e componentes eletrônicos importados, inclusive, as despesas de importação; transferência, licenciamento e absorção de tecnologias; avaliação/certificação, treinamento; e consultoria e despesas relacionadas a patentes e de propriedade intelectual.
Condições operacionais
Taxa de juros: a partir da Selic + 3% ao ano
Prazo total de até 120 meses.
Carência de até 24 meses.
Valor máximo: até R$ 1 milhão.
IOF: Isento
Fundo de Investimento em Participações – FIP
O banco participa da construção de soluções estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo e para isso, apoia a inovação e a competitividade das empresas, viabilizando mecanismos especiais de capital de risco, por meio dos fundos de investimentos em participações (FIPs).
Esse tipo de investimento é uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional, na qual uma empresa gestora do Fundo identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações. Ou seja, o Fundo prospecta empresas e entra como sócio acionista por um período determinado.
O Fundo, como acionista, traz experiência e boas práticas que apoiam a gestão e a governança da empresa. Assim, com o tempo, a empresa ganha expertise e resultados.