São Mateus/ ES – Uma ação integrada de inteligência da Polícia Civil, por meio da Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN) e da 18ª Delegacia Regional de São Mateus, Delegacia de Homicídios e Proteção Pessoa de São Mateus (DHPP) em ação conjunta com Divisão de Inteligência da Polícia Penal (DIPP) e investigação resultou na prisão de um foragido considerado de alta periculosidade no município de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. O homem, procurado pela Justiça da Bahia por homicídios qualificados, foi localizado após troca de informações entre forças de segurança dos dois estados.
O preso foi identificado como Tiago de Jesus Santos, conhecido como “Carioca”, apontado como integrante da facção criminosa Comando Vermelho (CV) e considerado de alta periculosidade. De acordo com informações de inteligência, o indivíduo atuava nos municípios baianos de Mucuri, Posto da Mata, Nova Viçosa, Alcobaça e Teixeira de Freitas, exercendo a função de executor de rivais. Ainda segundo os levantamentos, ele estaria envolvido no processo de expansão territorial da facção para o norte do Espírito Santo, abrangendo os municípios de São Mateus, Pedro Canário, Sooretama e Linhares, a mando da organização criminosa.
Contra Tiago de Jesus Santos havia quatro mandados de prisão em aberto pela prática, em tese, de homicídios qualificados, expedidos pela Comarca de Nova Viçosa/BA. Os mandados não constavam no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), pois tramitavam sob segredo de justiça.
Criminoso estava escondido no bairro Vila Nova em São Mateus
Com base nas informações recebidas, equipes da DIPP e da DHPP de São Mateus intensificaram as diligências de inteligência, logrando êxito em localizar e prender o foragido no endereço situado na Avenida Bolívia, nº 745, bairro Vila Nova, em São Mateus.
No momento da abordagem, o suspeito não ofereceu resistência e nenhum material ilícito foi encontrado em sua posse. Durante a ação, ele confirmou ter conhecimento dos mandados de prisão em seu desfavor, informou que estava homiziado em São Mateus há cerca de um ano e declarou integrar a facção Comando Vermelho, afirmando atuar sob ordens de um indivíduo conhecido como “Foguinho”.
Após a prisão, o detido foi encaminhado ao plantão da 18ª Delegacia Regional de São Mateus, sem apresentar lesões corporais. Foi necessário o uso de algemas, conforme previsto na legislação vigente, para garantir a segurança da equipe policial e evitar tentativa de fuga. Todas as medidas legais cabíveis foram adotadas.


