Um policial militar será julgado nesta sexta-feira (22), no Fórum Criminal de São Mateus, pelo homicídio de um adolescente de 17 anos, ocorrido durante uma abordagem policial em Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, em março de 2023. O julgamento está marcado para as 8h e será realizado pelo Tribunal do Júri.
Segundo o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), o militar foi denunciado por homicídio duplamente qualificado — por motivo torpe e com recurso que dificultou a defesa da vítima. A denúncia foi apresentada em abril de 2023, com base em provas colhidas na investigação e na fase de instrução processual.
As imagens de câmeras de segurança, usadas como prova, mostram o momento em que o policial efetua ao menos um disparo à curta distância contra o adolescente, que estava com as mãos para trás e encostado na parede, já rendido.
O réu está preso no Quartel do Comando-Geral da PM, em Vitória. Por decisão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), o processo foi transferido de Pedro Canário para São Mateus, por meio de desaforamento — medida legal para garantir a imparcialidade do julgamento.
A Corregedoria da Polícia Militar apurou os crimes conexos relacionados à ocorrência, sob fiscalização do MPES. O Ministério Público reforçou que o caso é pontual e não representa a atuação da Polícia Militar como instituição, com a qual mantém parceria no combate à criminalidade e na promoção da segurança pública.


