Moradores denunciaram e gravaram as cenas; animal foi resgatado por ONG e policial foi levado à delegacia em flagrante
Um soldado da Polícia Militar foi preso na manhã deste sábado (13), em São Mateus, após ser flagrado por moradores do bairro Aroeira maltratando um cachorro preso por uma corrente. Imagens feitas por vizinhos mostram o militar, identificado como Éder da Silva Cordeiro, de 32 anos, agredindo repetidamente o animal.
Nos vídeos, o policial aparece batendo no cachorro, jogando água e desferindo chutes. As agressões aconteceram diversas vezes, segundo relatos de quem presenciou a cena. Revoltados, moradores acionaram a polícia e entregaram o material que comprova o crime.
Uma viatura do 13º Batalhão foi enviada ao local. Inicialmente, o soldado negou os maus-tratos e alegou que o cão havia se envolvido em uma briga com outros animais. No entanto, os vídeos entregues pelos moradores e os depoimentos confirmaram a violência.
Éder foi conduzido em flagrante para a Delegacia Regional de São Mateus, onde foi autuado por maus-tratos contra animais.
O cachorro foi resgatado por uma ONG da cidade, onde está recebendo atendimento veterinário e cuidados adequados. Após a recuperação, o animal será colocado para adoção responsável.
Nota da Polícia Militar
A Polícia Militar do Espírito Santo divulgou a seguinte nota sobre o caso:
“A Polícia Militar informa que o policial suspeito de maus-tratos contra um cão encontra-se lotado no 13º Batalhão. Ele foi conduzido em flagrante à Delegacia Regional de São Mateus, onde foram adotadas as providências legais cabíveis. O animal resgatado foi encaminhado para uma Organização Não Governamental (ONG) local, onde está recebendo os devidos cuidados e, posteriormente, será disponibilizado para adoção responsável.”


