Menos de dois anos para as eleições municipais o TRE ( Tribunal Regional Eleitoral )decidiu por 7 votos a 0 cassar o mandato do vereador Delemarno Suim( Patriota).
O motivo O motivo da cassação foi fraude à cota de gênero pelo Patriota nas Eleições Municipais de 2020.
Foram constatadas irregularidades envolvendo quatro candidaturas de mulheres da chapa pela qual Delermano havia sido considerado eleito. Após a notificação, Delermano Suim poderá recorrer, mas fora do cargo.
Vereador diz; ” Entre a razão e a paz eu fico com a paz”
Em discurso na Tribuna da Câmara na tarde dessa segunda-feira(24) ” entre a razão e paz eu fico com a paz”. Ele afirmou que os advogados do partido vão recorrer da decisão, afirmou que é muito feio quando um pai de família vai a julgamento por tráfico de drogas, homicídio mas disse que não cometeu nenhuma irregularidade, e afirmou que o fato não tem tirado seu sono ou sua paz e continua de cabeça erguida e honra os 709 votos que recebeu do povo mateense.
Vários parlamentares se pronunciaram em solidariedade ao vereador Delermano e desejaram boa sorte .
O Presidente da Câmara, Paulo Fundão disse que o julgamento não é do vereador Delermano e sim dos dirigentes do partido que cometeram o erro, na verdade ele é uma vítima do partido e cobrou responsabilidade dos partidos.