Hora Livre

Polícia Civil prende líder do tráfico em Vila Valério investigado por homicídio qualificado

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) prendeu, na noite desta segunda-feira (08), um homem de 28 anos considerado chefe do tráfico de drogas de Vila Valério e procurado pela Justiça por homicídio qualificado. Ele já atuava no tráfico local há cerca de sete anos.
Durante a ação, foram apreendidos R$ 20.700,00 em dinheiro e uma porção de maconha.

A prisão ocorreu após a Delegacia de Polícia de Vila Valério repassar à Polícia Militar (PMES) informações sobre o paradeiro do suspeito. Ele foi localizado a bordo de um Gol branco, no bairro São Vicente, na divisa entre Vila Valério e São Gabriel da Palha.

O investigado tinha um mandado de prisão emitido em 17 de novembro deste ano, referente ao assassinato de Kaleandro dos Santos Araújo, ocorrido em fevereiro de 2024. De acordo com as investigações, o crime foi ordenado pelo tráfico, com participação de outros envolvidos já denunciados pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES).

Segundo o delegado Erick Lopes, titular da DP de Vila Valério, o detido possui grande influência dentro de uma facção criminosa atuante no Estado e mantém ligação direta com um criminoso conhecido nacionalmente como “Doca”, procurado pela Polícia Civil do Rio de Janeiro e alvo da operação no Complexo do Alemão que resultou na morte de 121 pessoas.

O delegado explica que a facção liderada por “Doca” abastece Vila Valério com armas e drogas, sendo frequentemente exaltada por criminosos locais. Há inclusive pichações na cidade com a expressão “Tropa do Urso”, apelido associado ao foragido.

Além disso, o homem preso também é investigado em outros inquéritos ligados a homicídios. Em 2 de dezembro, após a prisão de dois irmãos suspeitos de assassinatos na região, integrantes do grupo liderado pelo detido teriam praticado um homicídio em plena luz do dia, em represália — ação que foi registada em vídeo e repercutiu amplamente na mídia.

Segundo o delegado Erick Lopes, o crime teria ocorrido por suspeitas infundadas de que a vítima teria informado à polícia o paradeiro dos irmãos presos. Ele afirma que a captura do chefe do tráfico representa um duro golpe à facção que há anos impõe medo e a chamada “lei do silêncio” entre os moradores da cidade.

Após os procedimentos legais, o detido foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.

Compartilhar nas redes sociais

Leia mais

Screenshot_2026-01-08-19-21-54-773_com
002
Melquesedeque Modesto da Silva
001
001
001
Tp01
01
pimenta
Screenshot_2026-01-04-09-56-08-181_com
Screenshot_2025-11-14-18-28-54-515_com
Arquivo
IMAGENS DA TRAGÉDIA
OPERAÇÃO RODOVIDA